Com o aquecimento global e os adventos climáticos adversos, intensifica-se de maneira crescente os olhares para a marca Amazônia. A Amazônia pode e deve ser utilizada como uma grande marca para ser “vendida” para o mundo afora.
A Amazônia é sinônimo de floresta, de meio ambiente, de biodiversidade, de desenvolvimento sustentável, ecologia, índios, populações tradicionais, oxigênio e preservação, dentre outras variáveis.
Assim, o termo Amazônia pode agregar valor econômico aos produtos e serviços que tem origem na região e, por consequência, permitir a fidelização dos consumidores que se identificam com esses símbolos Amazônicos.
“A marca Amazônia é uma apropriação dos produtos da biodiversidade, da experiência cultural e da economia da região. É uma promessa publicitária que agrega um valor mercadológico e simbólico a qualquer produto que tenha origem na região. O valor simbólico tem como garantia um imaginário povoado pela natureza representada pela floresta e seus produtos” (Otacílio Amaral Filho, 2023).
O “selo” Amazônia insinua consonância com a lógica ecológica do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social.